A vida traduz-se em letras

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os Suicidas Falam Baixinho


acabou. com uma rapidez semelhante à da sua vinda, foi-se embora. e ainda bem. porque é melhor assim. e hoje, hoje não me vou dar ao trabalho de explicar o meu discurso. é assim que ele vai ficar.

não penses que te escreverei. também não penses que agora te escrevo. não penses sequer que este pronome ("te") é indicado à tua pessoa, porque não o é. é "te". e basta.


hoje não vou escrever com maiúsculas. hoje não vou falar alto. hoje comunicarei por murmúrios, sussurros, por indicações cénicas. os suicidas falam baixinho. o que se há de fazer?

6 comentários:

  1. Na verdade não creio que os suicidas falem baixinho. Ou talvez até falem, mas por tão sussurrado ser, não é audível aos ouvidos (insensíveis) dos outros. Sim, os outros. Mas sempre pensei que uma das razões para serem suicidas era precisamente por não falarem. Erro meu, talvez. Meu e dos outros.

    Acho curioso como os murmúrios por vezes parecem tão audíveis.

    Um beijo,
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez: não li o post. Tenho pressa para ir à oração (por falar nisso, espero que ver-te por lá!) mas tenho de dizer uma coisa... Se não paras de escrever sobre suicídio começo MESMO a ficar preocupada. Há tantas coisas bonitas e lindas sobre as quais podemos escrever. Porquê bater nesta tecla deprimente?...Ultrapassa-me mas pronto, és tu o escritor!

    Até já ;)

    ResponderEliminar
  3. Não creio, igualmente, que os suicidas falem baixinho. Penso até que a sua conduta é um gritante protesto contra o mundo em que vivem. Por isso, mesmo se perderem a vida no mais profundo dos sonos, estarão a gritar para o mundo: "Já não aguento mais! Adeus!"
    Anyway, concordo igualmente com a Diana, há tantos temas nos quais podias aplicar o teu (grande) talento, porquê esta insistência? Mas tal como a Diana, penso que cada um escreve no seu blogue o que bem entende.
    Um conselho apenas: Live life! Ela tem surpresas que nem imaginas que existem!
    E já agora, espero que estejas melhor!
    Um abraço
    Jeff

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que os suicidas não falam. Ponto. Gritam para dentro a razão da sua infelicidade e, portanto, ninguém os ouve. Implodem, simplesmente: são destruídos a partir de dentro e não o contrário.

    Acredito, talvez ingenuamente, que se os suicidas falassem ou gritassem até, alguém os ouviria e impediriam a tragédia - deixariam de ser suicidas, seriam pessoas salvas de si próprias.

    ResponderEliminar
  5. Isso de te auto deprimires para teres o que escrever não é o melhor, tenta pensar no que foi bom também, pq repara, a felicidade não se encontra e não se possui eternamente, vem às prestações!
    Certamente tives-te momentos da tua vida felizes e outros menos felizes, é assim q funciona!
    Não conheço ninguém que esteja sempre feliz, assim como não conheço quem seja o contrário todos os dias sucessivamente!
    Isso de fazeres essas "confissões" chama-se dizer o que sentes, e não vejo mal algum nisso.

    João, é um prazer ler o que escreves e é um prazer falar contigo.

    Sempre que precisares...

    Beijo,
    -Li

    ResponderEliminar
  6. os suicidas falam, as vezes gritam por socorro, com todas as letras, pedem por apoio, carinho ou atenção. ás vezes ouvem como resposta : que se vire! cada um com seus problemas, quenão devo esperar um abraço do irmão (dito por ele mesmo). A negação de qqr afeto em resposta a inúmeros pedidos de ajuda... isso vai baixando o tom da voz dos suicidas, até que chegam ao sussurro ou apenas as lágrimas. Mas não haverá belhetes suicidas, com letras maiusculas ou minusculas, nem acentos ou pontuações ou concordancias verbais. tudo já foi dito. Parabéns pelos textos.

    ResponderEliminar