A vida traduz-se em letras

domingo, 8 de novembro de 2009

Inverno

Chegou o Inverno: chove e eu tenho os pés frios.
Não tenho opinião sobre o Inverno (eu que opino tanto, e que duvido da existência do verbo opinar), senão que é a minha estação preferida do ano:
é tão bom ir à praia no Inverno,
(chove, o céu coberto de nuvens, e eu e tu na areia molhada)
ver o mar zangado do Inverno,
(ele a rebentar os meus problemas)
olhar-me ao espelho no Inverno,
(uma cara coberta de chuva)
ver-te no Inverno,
(tanto tempo sem te ver, e ainda me lembro da chuva a pingar das tuas pestanas)
e, sobretudo, gostar do Inverno,
(sei que chegou porque chove e eu tenho os pés frios)
desta minha estação favorita
(em que chove e eu fico com os pés frios)
em que me lembro de ti, de mim, da praia e do mar, de tudo, de tudo, da lua e das estrelas, de tudo, do sol e dos planetas, de tudo, de tudo o que nos juntava.

Não preciso de um calendário para saber que é Inverno: chove e tenho os pés frios; é quanto me basta.
Também não preciso de um calendário para saber que é domingo
(estou num café da EXPO, chove e tenho os pés frios)
e que estás em casa com o teu marido (eu também gostava de estar em casa com a minha mulher), a rir, alegre, contente, uma alegria cancerígena que se propaga e que eu tento evitar a todo o custo, porque te faz mal,
-Ou não
porque te destroi,
-Ou não
porque te mata,
-Ou não
porque te tira a vontade de escrever,
-Ou não
porque não te quer bem,
-Ou não
garantias que eu, no meu lugar de cronista,
(não de neurocirugião, não de médico bem sucedido)
não te posso dar.
A única garantia que te posso dar é que estamos num Domingo de Inverno: estou num café da EXPO, chove e eu tenho os pés frios.

2 comentários:

  1. pronto, pronto, já percebi que é inverno e tens os pés frios, não é preciso insistir, está bem? :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto do Inverno.
    Mas só aqueles dias, que eu gosto de classificar como "siberianos" (mas sem 60 graus negativos, claro).
    O que são os dias "siberianos"?
    Muito sol. Pouco vento. E muito frio.
    Porque gosto dos dias "siberianos"?
    Porque gosto de ver o sol a brilhar. Porque gosto de sentir o frio a bater-me na cara. Porque gosto de pensar que o Inverno não é tão chuvoso e frio como costumam dizer. Porque sei que a Primavera vem depois do Inverno.
    São dias óptimos!

    PS - Teres os pés frios não significa necessariamente que é Inverno (Até porque em termos de calendário, nem é Inverno). Pode significar que tens problemas de circulação. :P

    ResponderEliminar