A vida traduz-se em letras

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Uma Cantiga de Amor

Caros leitores,

estou a estudar Literatura Portuguesa. Hoje tentarei escrever uma cantiga de amor (com refram) em galaico-português...veremos se sou bem sucessido.

Ca Deus quis que por mha senhor
Apaixonado fosse, sofredor,
De todalas coitas; assi sofri
Pois teu esposo de mi se ri,
E eu, de coita me quedo...
Minha'alma, sou surd'e cego!

Pero que Deus quis que assi
Me quedasse, coitado,
Surd'e cego; A Ti, Deus, a Ti,
Espanto'ra meus males e me quedo,
Dexo m'ir enforcado...
Minh'alma, sou surd'e cego!

Espant'and'ora meus males assi,
Me quedo de coita, sofredor.
Eis que (pra sempr') amarei mha senhor,
E quedo de coita, e assi quedo,
Vejo mha senhor um outr' amar,
Que me dexo, assi, matar...
Minh'alma, sou surd'e cego!



Não gostei. Está mal escrita: não tem uma estrutura fixa (nem silábica, nem estrófica), e está falsamente escrito em galaico-português (língua da qual não sou falante)...apesar de tudo, foi uma experiência, uma primeira experiência. Pode ser que da próxima seja melhor.

5 comentários:

  1. As experiências são isso mesmo. E não podem deixar de existir porque constituem o início, o primeiro contacto. E o primeiro contacto com algo novo tem sempre (e digo sempre) o seu quê de belo.

    Para a minha (ignorante) pessoa isto que li está qualquer coisa, apesar de não ser minimamente entendida no assunto.

    Se foste bem sucedido? Não posso reponder-te. No entanto, penso que sim.

    Mas se tu sabes que podes mais então eu aguardo por tal, sempre expectante por ver um "génio iminente" (se não estou em erro) superar-se todos os dias.

    Beijo
    SL

    ResponderEliminar
  2. "Ai Deus, e u é?" :)

    Pessoalmente, prefiro as cantigas de escárnio e maldizer. Mas não faz mal.
    Não está mal de todo, João. Mas para a próxima escreve em "Luso-Português moderno", está bem? ;) :P

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Gostei. Na verdade, Gostei muito !
    Acho que mostrou um pouco da sua criatividade. Ás vezes é necessário divergirmo-nos para conseguir encontrar no nosso verdadeiro EU.
    JF.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom para um "iniaciante"

    ResponderEliminar