A vida traduz-se em letras

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Eu, Tiago, confesso-me na dúvida

Eh, eh...
Acho imensa piada a quando deixo escapar numa conversa

-Eu sou catequista

e as pessoas ficam a olhar para mim. Ficam a olhar para mim, um olhar que eu distingo dos outros, mas que não percebo o que significa,
(sei de fonte segura que um deles era
-A sério?!)
por isso olho-os também. Mas continuo sem perceber o que significam.

Mas sim, é verdade, este ano sou catequista. E, para dizer a verdade até me estou a sentir um bocado culpado por estar a escrever esta crónica, pois devia estar a preparar o próximo encontro de catequese. Mas não estou, porque hoje apetece-me falar de Deus.

(...)

Lembro-me de perguntar uma vez a uma criancinha

-Então, quem é Deus para ti?

e ela pensa, pensa, pensa, e diz-me uma coisa que até aos dias de hoje considero acertada

-Hum...não sei. Mas se foi Ele quem criou o mundo, então deve ser muito velho.

Portanto, voltamos novamente ao esteriótipo de que Deus é um velhote de 50, 60 anos, que está ali no céu à espera que a gente morra para nos dar um abraço. Criado por uma criança.

-Então e o que é para ti o Paraíso?

Uma pergunta para a qual já esperava a resposta subjectiva que ela me deu

-É um sítio cheio de chocolates e de brinquedos.

Não posso discordar mais. Embora estivesse ciente de que a resposta seria subjectiva aquela...
criança irritou-me imenso. Brinquedos? Mas que raio?! Toda a gente sabe que o céu está cheio de livros! Ai, a ingnorância...

E a criança pergunta-me

-Tiago, o que é o Inferno?

"fogo que o puto quer-me tramar..."

-Epá, o Inferno é... diz-me uma coisa da qual tu não gostes nada.

-A minha tia a cantar.

-O Inferno é um sítio cheio de mulheres que cantam como a tua tia. Por isso cautela, Francisco,
cautela. Porta-te bem se não quiseres ir lá parar.

E o Francisco nunca mais me falou.

Ora, no meio disto tudo, fico eu indeciso: a mim
(que odeio ler)
ensiram-me que o Paraíso é um lugar cheio de livros, e que o Inferno,
aparentemente,
é um lugar cheio de senhoras a cantar.

Bem, não me julgue, por favor Senhor Padre, não me julgue, mas é só que começo a ficar indeciso entre o Paraíso e o Inferno.

-Então agora pergunto-te eu, meu filho: porque é que te preocupas tanto com o que irá acontecer quando morreres, se ainda estás vivo?

1 comentário: