A vida traduz-se em letras

sábado, 17 de outubro de 2009

A Viagem


Nunca me irei esquecer da primeira vez que disseste

-Vamos viajar juntos. Vai ser divertido, prometo!

da mesma forma que nunca me esquecerei de todas as viagens que chegámos a fazer.

Da forma como estávamos abraçados, nunca pensei que fosses dizer

-Vamo viajar juntos. Vai ser divertido, prometo!

mas disseste mesmo, e aínda bem que o disseste.

-Não sei, Maria. Sabes bem que tenho medo de viajar...

-Anda lá, João!

Um

-Sim, está bem.

relutante e iminentemente eventual correu pela minha boca, um

-Sim, está bem.

que tinha feito melhor se tivesse ficado simplesmente quietinho e calado, um

-Sim, está bem.

imparável e concreto, demasiado concreto no meu ver actual, proibido pelo meu querer, obrigatório pela vontade dela.

Um Verão inteiro. Um Verão inteiro! Um Verão inteiro para preparar o raio de uma viagem a realizar-se nas férias de Natal! Um Verão inteiro! Dias e dias! Uma vida inteira de planos e projectos que consideravas "must do" e que não me pareciam mais do que planos a não cumprir, mais platónicos que tu e eu.

-Vamos viajar juntos. Vai ser divertido, prometo!

-Sim, está bem.

Mas era um

-Sim, está bem.

que mais facilmente seria um

-Não. Não quero, não consigo, não posso.

mas que era um

-Sim, está bem.

Por isso depois de um Verão inteiro

(um verão inteiro!)

lá combinámos encontrarmo-nos em Sete Rios

-Sete Rios às oito e meia, João, por favor não chegues atrasado.

-Sim, está bem.

para apanharmos o comboio que nos ía levar até ao Porto.

Oito e um quarto, e eu chego, a arrastar uma mala pesada como o raio.

Oito e vinte e cinco, e ela não chegou.

Oito e meia, e chega o comboio.

Oito e trinta e cinco, e o comboio aínda está na estação.

Oito e trinta e sete e recebo uma mensagem no telemóvel

"João, afinal não quero viajar. Mudei de ideias à última da hora. Pode ser que noutra altura possamos viajar juntos.
Um beijo,
Maria"

Oito e trinta e oito, e passa uma rapariga ao meu lado. Abordo-a sem rodeios

-Vamo viajar juntos. Vai ser divertido, prometo!...

1 comentário:

  1. Este teu apontamento faz-me tomar consciência de que as palavras são mais moldáveis que as imagens.
    A propósito de imagens, muitos parabéns por mais uma bela fotografia, que aposto ser de tua autoria.
    A continuares assim, arriscas a que as fotografias não sirvam apenas como meras ilustrações dos textos, mas competirão com estes pela primazia nos apontamentos.
    Força! Continua!

    ResponderEliminar